O tendão de Aquiles localiza-se inserido em nosso calcanhar. Ele é uma continuidade dos músculos da panturrilha (tríceps sural), Veja imagem acima.
Problemas no tendão de aquiles são mais comuns em atletas, principalmente em corredores de longa distância, mas pode ocorrer também naquelas pessoas que praticam futebol de forma casual, principalmente sem um preparo físico.
Apesar de muitos acharem que o que ocorre no tendão é uma inflamação, na verdade estudos mostram que é uma degeneração, em geral não há evidências de inflamação (mais relacionada com ruptura parcial do tendão) e sim um aumento anormal de fibroblastos e vasos sanguíneo e ruptura na arquitetura normal de fibras de colágeno o que caracteriza uma tendinose (degeneração) e não uma tendinite (inflamação), por isso o termo mais correto seria tendinopatia do calcâneo. É importante o profissional entender essa diferença, pois o tratamento precisa ser específico.
A dor normalmente ocorre após exercícios e é pior pela manhã, logo após acordar. A dor também piora quando a pessoa realiza uma flexão plantar (ficar na ponta do pé) e ao exame de palpação (dor ao apertar).
CAUSAS
As causas estão relacionadas com um estiramento (alongamento) excessivo do tendão, esse estiramento pode ocorrer durante a corrida ou exercícios excessivos e/ou incorretos na academia (em relação a duração, intensidade e frequência dos exercícios) e ainda podem estar relacionadas com o formato/tipo de pé ou pisada que você tem, calçados inadequados, assim como desalinhamentos no quadril ou joelhos também podem interferir indiretamente na articulação do tornozelo, sobrecarregando o tendão de Aquiles.
TRATAMENTO
A conduta inicial na tendinopatia do calcâneo
consiste geralmente de orientação, repouso, analgésico, injeções de aprotinina, mudanças de calçados,
correção de qualquer mau alinhamento, alongamentos
e exercícios de fortalecimento excêntricos. Pode-se usar como complemento ao tratamento a crioterapia (gelo), o calor, ultrassom, excitação elétrica e laser. A
cirurgia é recomendada se o tratamento conservador
não obtiver resultados em pelo menos seis meses.
Comente suas dúvidas!
Entre em contato e agende uma avaliação fisioterapêutica!!!
Fisioterapeuta
Cínthia Graziela Pinto
CREFITO-4/nº21717 LTT-F
REFERÊNCIAS:
- VIEIRA, Fabricio Furtado; PEREIRA, Wagner Menna; FERREIRA, Luiz Alfredo Braun; ROSSI, Luciano Pavan. TENDINOPATIA DO TENDÃO CALCÂNEO. Publ. UEPG Ci. Biol. Saúde, Ponta Grossa, v.16, n.1, p. 35-42, jan/jun. 2010.
- Google Imagens.