quarta-feira, 14 de setembro de 2016

Cuidados com a coluna



Grande parte da população apresenta algum tipo de dor na coluna. É um problema que atrapalha muito o dia a dia das pessoas e por isso muitos vem buscando informações e soluções para minimizar ou sanar tal problema!
A coluna é divida em cervical, dorsal, torácica, lombar e sacral, além do cóccix. Como ilustra a imagem abaixo:




A região de maior reclamação de dor é a lombar. Trabalhadores de diversos tipos de tarefas são frequentemente acometidos pela lombalgia (dor lombar). 


Mas por que nós trabalhadores somos tão propensos a apresentar lombalgia?

Porque durante o trabalho ou até mesmo em casa passamos muito tempo em uma postura incorreta, sentamos incorretamente e o problema maior é que pegamos objetos pesados de forma errada. 

Os movimentos incorretos provocam desgastes nos ossos, hérnias de disco e até mesmo fraturas nas vértebras.

Na maioria das vezes para corrigir posturas é necessário alongar alguns músculos e fortalecer outros, pois o corpo que é mantido em posturas incorretas se adapta e permanece nessa postura, sendo preciso um programa de exercícios que vão proporcionar uma readaptação à esse corpo.

Além de exercícios, é igualmente importante que o profissional da saúde ensine a você, paciente, as formas corretas de sentar-se, deitar-se, como manter sua postura durante o trabalho e como levantar pesos de uma forma que não irá gerar tanto impacto para a sua coluna. O profissional da saúde promove o seu conhecimento!

A realização de uma boa avaliação física é imprescindível para que o fisioterapeuta determine qual tipo de problema o paciente apresenta para a partir daí montar um programa de exercícios específicos para cada caso!

Veja exemplos de boas e más posturas abaixo:


Figura 1





Figura 2






Figura 3


Repare que na primeira imagem, a forma correta de pegar um peso que está no chão é dobrando os joelhos e não a coluna, como fez o rapaz (JAMAIS dobre a coluna!!!).

Na segunda figura repare que a coluna deve estar ereta, assim como a cabeça, evite dobrar o pescoço, o monitor do computador deve estar no nível dos olhos, repare que há um apoio nos pés da moça (à esquerda), um apoio como esse deve ser colocado no caso dos seus pés não alcançarem o chão, você pode usar até mesmo uma caixinha de sapatos para apoio. A moça usa um apoio triangular porque está de salto, repare que o salto se localiza na região mais baixa do triângulo, desta forma o pé ficará mais reto.

Já na terceira figura repare a postura incorreta da mãe, esse é um erro muito comuns entre as mamães e que gera grandes problemas na região lombar podendo ocorrer muita dor, dificultando o trabalho com seus bebês!

Se ligue nas dicas!!! Entre em contato e agende uma avaliação fisioterapêutica!!!

Comente suas dúvidas!




Fisioterapeuta
Cínthia Graziela Pinto
CREFITO-4/nº21717 LTT-F