quarta-feira, 14 de setembro de 2016

Cuidados com a coluna



Grande parte da população apresenta algum tipo de dor na coluna. É um problema que atrapalha muito o dia a dia das pessoas e por isso muitos vem buscando informações e soluções para minimizar ou sanar tal problema!
A coluna é divida em cervical, dorsal, torácica, lombar e sacral, além do cóccix. Como ilustra a imagem abaixo:




A região de maior reclamação de dor é a lombar. Trabalhadores de diversos tipos de tarefas são frequentemente acometidos pela lombalgia (dor lombar). 


Mas por que nós trabalhadores somos tão propensos a apresentar lombalgia?

Porque durante o trabalho ou até mesmo em casa passamos muito tempo em uma postura incorreta, sentamos incorretamente e o problema maior é que pegamos objetos pesados de forma errada. 

Os movimentos incorretos provocam desgastes nos ossos, hérnias de disco e até mesmo fraturas nas vértebras.

Na maioria das vezes para corrigir posturas é necessário alongar alguns músculos e fortalecer outros, pois o corpo que é mantido em posturas incorretas se adapta e permanece nessa postura, sendo preciso um programa de exercícios que vão proporcionar uma readaptação à esse corpo.

Além de exercícios, é igualmente importante que o profissional da saúde ensine a você, paciente, as formas corretas de sentar-se, deitar-se, como manter sua postura durante o trabalho e como levantar pesos de uma forma que não irá gerar tanto impacto para a sua coluna. O profissional da saúde promove o seu conhecimento!

A realização de uma boa avaliação física é imprescindível para que o fisioterapeuta determine qual tipo de problema o paciente apresenta para a partir daí montar um programa de exercícios específicos para cada caso!

Veja exemplos de boas e más posturas abaixo:


Figura 1





Figura 2






Figura 3


Repare que na primeira imagem, a forma correta de pegar um peso que está no chão é dobrando os joelhos e não a coluna, como fez o rapaz (JAMAIS dobre a coluna!!!).

Na segunda figura repare que a coluna deve estar ereta, assim como a cabeça, evite dobrar o pescoço, o monitor do computador deve estar no nível dos olhos, repare que há um apoio nos pés da moça (à esquerda), um apoio como esse deve ser colocado no caso dos seus pés não alcançarem o chão, você pode usar até mesmo uma caixinha de sapatos para apoio. A moça usa um apoio triangular porque está de salto, repare que o salto se localiza na região mais baixa do triângulo, desta forma o pé ficará mais reto.

Já na terceira figura repare a postura incorreta da mãe, esse é um erro muito comuns entre as mamães e que gera grandes problemas na região lombar podendo ocorrer muita dor, dificultando o trabalho com seus bebês!

Se ligue nas dicas!!! Entre em contato e agende uma avaliação fisioterapêutica!!!

Comente suas dúvidas!




Fisioterapeuta
Cínthia Graziela Pinto
CREFITO-4/nº21717 LTT-F

terça-feira, 16 de agosto de 2016

Lesões do Tendão de Aquiles/Tendinopatia do Calcâneo



O tendão de Aquiles localiza-se inserido em nosso calcanhar. Ele é uma continuidade dos músculos da panturrilha (tríceps sural), Veja imagem acima.

Problemas no tendão de aquiles são mais comuns em atletas, principalmente em corredores de longa distância, mas pode ocorrer também naquelas pessoas que praticam futebol de forma casual, principalmente sem um preparo físico. 

Apesar de muitos acharem que o que ocorre no tendão é uma inflamação, na verdade estudos mostram que é uma degeneração, em geral não há evidências de inflamação (mais relacionada com ruptura parcial do tendão) e sim um aumento anormal de fibroblastos e vasos sanguíneo e ruptura na arquitetura normal de fibras de colágeno o que caracteriza uma tendinose (degeneração) e não uma tendinite (inflamação), por isso o termo mais correto seria tendinopatia do calcâneo. É importante o profissional entender essa diferença, pois o tratamento precisa ser específico. 


A dor normalmente ocorre após exercícios e é pior pela manhã, logo após acordar. A dor também piora quando a pessoa realiza uma flexão plantar (ficar na ponta do pé) e ao exame de palpação (dor ao apertar).


CAUSAS

As causas estão relacionadas com um estiramento (alongamento) excessivo do tendão, esse estiramento pode ocorrer durante a corrida ou exercícios excessivos e/ou incorretos na academia (em relação a duração, intensidade e frequência dos exercícios) e ainda podem estar relacionadas com o formato/tipo de pé ou pisada que você tem, calçados inadequados, assim como desalinhamentos no quadril ou joelhos também podem interferir indiretamente na articulação do tornozelo, sobrecarregando o tendão de Aquiles.


TRATAMENTO

A conduta inicial na tendinopatia do calcâneo consiste geralmente de orientação, repouso, analgésico, injeções de aprotinina, mudanças de calçados, correção de qualquer mau alinhamento, alongamentos e exercícios de fortalecimento excêntricos. Pode-se usar como complemento ao tratamento a crioterapia (gelo), o calor, ultrassom, excitação elétrica e laser. A cirurgia é recomendada se o tratamento conservador não obtiver resultados em pelo menos seis meses. 


Comente suas dúvidas! 

Entre em contato e agende uma avaliação fisioterapêutica!!!


Fisioterapeuta
Cínthia Graziela Pinto
CREFITO-4/nº21717 LTT-F




REFERÊNCIAS:

- VIEIRA, Fabricio Furtado; PEREIRA, Wagner Menna; FERREIRA, Luiz Alfredo Braun; ROSSI, Luciano Pavan. TENDINOPATIA DO TENDÃO CALCÂNEO. Publ. UEPG Ci. Biol. Saúde, Ponta Grossa, v.16, n.1, p. 35-42, jan/jun. 2010.

- Google Imagens.




sábado, 9 de julho de 2016

Ligamento Cruzado Anterior (LCA)


Abordarei as questões sobre o LCA através das perguntas mais comuns entre os pacientes com lesão desse ligamento e tentarei, assim, sanar as dúvidas que mais afligem essas pessoas.


Por que o LCA é tão importante???

Ele é um ligamento que dá estabilidade ao joelho, dá "firmeza" na hora de caminhar, correr, subir ou descer escadas e até mesmo para agachar. 


Por que o LCA é a principal vítima de lesões??? 

É fato que, em relação aos ligamentos presentes em nosso joelho, o LCA é o ligamento que mais sofre lesões. Essas lesões podem ser completas, quando ocorre a ruptura total do ligamento; ou pode ser incompleta, quando ocorre a ruptura parcial. 

Esta lesão do LCA é muito comum em jogadores de futebol, isso porque o "mecanismo de lesão"  (movimento causador da lesão) é muito comum dentro de campo. Fora isso a lesão pode ocorrer em uma queda ou acidente de trânsito, por exemplo.


Após uma lesão do LCA é necessário realizar cirurgia???

Isso depende do seu tipo de lesão. Se for uma lesão completa, com ruptura total do ligamento, a cirurgia certamente será indicada para o seu caso. No caso de uma lesão incompleta a cirurgia nem sempre é indicada... isso quer dizer que se você teve uma ruptura parcial do ligamento, você poderá "escapar" da faca! Mas nem sempre isso é um bom negócio... se você é jovem e tem toda uma vida pela frente, a cirurgia poderá garantir um joelho mais estável, mais "firme". Isso o médico irá orientar-lhe muito bem, ele saberá se é ou não necessária a cirurgia. A cirurgia às vezes é evitada quando o paciente que sofreu a lesão está em idade mais avançada! 

Vale lembrar também que após a cirurgia o seu ligamento será mais forte do que era antes da lesão! A cirurgia de reconstrução do LCA é muito realizada entre os cirurgiões ortopedistas e sempre tem bons resultados!


É necessária a FISIOTERAPIA???

Sem sombra de dúvidas!!! A fisioterapia é indicada até mesmo antes do paciente realizar a cirurgia. 

Quando o paciente fica ciente da lesão do LCA, a fisioterapia inicia um trabalho de fortalecimento muscular antes mesmo da cirurgia. Mas por que??? É bem simples... os músculos que se localizam próximos ao joelho são ótimos "ajudantes" do LCA, eles também auxiliam na estabilidade da articulação. Portanto, o paciente que realiza a fisioterapia antes da cirurgia, entrará e sairá da mesma com muito mais preparo, tornando sua recuperação pós-cirúrgica muito mais rápida!!! 


Seu caso sendo de cirurgia ou não, a fisioterapia é indicada e impressindível!

Fique atento!!! E entre em contato no caso de dúvidas!



Fisioterapeuta
Cínthia Graziela Pinto
CREFITO-4/nº21717 LTT-F

terça-feira, 5 de julho de 2016

Controle sua frequência cardíaca durante a caminhada/corrida!!!



Você sabia que durante a sua corrida ou caminhada tem como acompanhar as variações da sua frequência cardíaca (FC) de um modo muito simples???

Bom... existe um acessório chamado frequencímetro, muito parecido com um relógio de pulso, que registra seus pulsos por minuto, ou seja, sua FC por minuto.

Mas é claro que não adianta você ficar apenas olhando para ele sem saber o limite em que você pode chegar! ... e para isso, existe uma fórmula que calcula o máximo de pulsos por minuto recomendado para você! É a fórmula de Karvonen! 

Achou o nome estranho?? Garanto que achará a fórmula um pouco mais estranha se você não é um profissional da saúde! haha

Eu poderia disponibilizar a fórmula, assim como vocês poderão pesquisá-la, mas cabe apenas ao profissional da saúde executá-la de forma correta e segura!

Após consultar um fisioterapeuta, ele fará o cálculo adequado e você poderá até comprar um frequencímetro para acompanhá-lo em suas caminhadas e corridas! Ele é um acessório de baixo custo e grande efetividade! 

Cuide da sua saúde!!! Agende uma avaliação!


terça-feira, 17 de maio de 2016

AVC - O melhor é prevenir







Tipos de AVE (AVC)

Existem dois tipos de AVE:

O AVE isquêmico, que ocorre quando falta oxigênio no cérebro fazendo com que ocorra a morte de alguns neurônios.

E o AVE hemorrágico, que acontece quando uma artéria se rompe. O sangue extravasa e seu volume comprime o cérebro gerando lesões nos neurônios.


Fatores de risco:

É muito importante entender os principais fatores de risco de um AVE para iniciar desde cedo a prevenção, principalmente se já houver algum caso em sua família. A dica é sempre prevenir! Então vamos conhecer os principais fatores de rico que influenciam na ocorrência do AVE:

- Hipertensão
- Diabetes
- Tabagismo
- Colesterol alto
- Obesidade
- Sedentarismo


Existem também os fatores de risco que você não pode mudar, que incluem:

- Idade: o risco de ter um AVE aumenta com a idade
- Histórico familiar
- História de AVE: se você já teve um AVE, o risco de ter outro é maior. (PREVINA-SE)


E fique atento aos sintomas!!!






Você também pode fazer um teste simples que permite identificar um AVE. É chamado de teste do SAMU ou mesmo teste dos "s". Clique na figura abaixo e conheça o teste:






Prevenindo um AVE e várias outras doenças:

Realize atividade física com regularidade e alimente-se de forma saudável. Assim, você não irá prevenir apenas um AVE, mas várias outras doenças relacionadas à obesidade e ao sedentarismo que, diga-se de passagem, não são poucas. Não espere a doença chegar para começar a agir!!!

A atividade que melhor previne doenças do sistema circulatório são as atividades aeróbicas, que inclui a caminhada e a corrida, seja na esteira ou nas ruas, o importante é dar o primeiro passo!


CURIOSIDADE: AVC ou AVE???
Bom, você já deve ter ouvido os dois termos, assim como coloquei neste texto, e já deve ter se perguntado qual termo é o correto ou qual é a diferença entre os dois. Vamos primeiro entender o significado das siglas: 

AVC = acidente vascular cerebral, ou seja, é um acidente/lesão que ocorre no CÉREBRO! 

AVE = acidente vascular encefálico, ocorre no encéfalo. O ENCÉFALO engloba não só o cérebro, mas também o cerebelo e o tronco encefálico.

Nessa altura você já deve ter adivinhado que o termo mais correto, apesar de existir uma certa discussão a cerca disto, é o "AVE", pois as lesões podem ocorrer tanto no cérebro quanto nas outras estruturas nervosas. Mas sabemos que o termo mais conhecido e utilizado hoje é o "AVC".


NÃO SE ESQUEÇA: 
Pratique atividade física regular!!! Além de prevenir doenças ainda diminui o estresse, a ansiedade e melhora a sua memória e suas noites de sono!


Comente suas dúvidas e compartilhe experiências!